Nota do Director PDF  | Print |  E-mail

filmfest2009t

Este festival internacional de cinema e vídeo está direccionado para todo o público, mas pretende ser uma “rampa” de lançamento para os novos realizadores e para as escolas de cinema e audiovisual. Assim, o Festival Internacional de Cinema de Arouca tem como principais objectivos: estimular a produção cinematográfica, a um nível local, mas também nacional e internacional; apoiar e promover obras recentes e de qualidade reconhecida do circuito cinematográfico mundial, bem como obras e produções independentes; atrair e formar novos públicos na área do cinema e do audiovisual; estimular a troca de experiências e de conhecimentos entre todos os participantes no Festival; e, por último, mas igualmente importante, preservar e promover o património cultural e natural de Arouca.

Este é um Festival que surgiu a partir da necessidade de dotar o concelho de Arouca de um evento que fosse capaz de causar impacto a nível mundial, isto porque algumas das mais-valias desta região se prendem com as suas paisagens e com a sua maravilhosa luz que, em termos cinematográficos, se reveste de um carácter extremamente importante para a realização de películas. Uma das grandes metas da Comissão Organizadora do Arouca Film Festival é fazer, dentro em breve, deste evento, uma das imagens de marca de Arouca e fazer do concelho de Arouca uma das regiões mais procuradas e filmadas de todo o território português.

Pretende-se, assim, cativar novos públicos nacionais e internacionais, e transportá-los a uma das regiões mais bonitas do território nacional, promovendo um interesse cada vez maior, por parte dos cineastas, para que estes realizem e produzam em Arouca, parte ou a totalidade dos seus filmes, ao mesmo tempo que se apoiam os novos realizadores, se consagra a qualidade e o talento de todos quantos trabalham nesta área e se promove o gosto pelo cinema.

Está oficialmente convidado a fazer parte desta “Festa do Cinema”, marcando presença, em Arouca, nos dias 20, 21 e 22 de Novembro.

 

João Rita

Director do Arouca Film Festival